Plataforma Artistica/ Artistic Plataform

A ZL se configura como um espaço de pensamento, realização e trocas culturais através das expressões e das praticas artísticas . Criada em 2014 pelos artistas e educadores Dally Schwarz e Marcos Aganju, a plataforma em 2022 se torna também uma Associação Cultural sem fins lucrativos com base em Lisboa/ PT.

Zona limítrofe (ZL) é o encontro de artistas ativistas que desde 2014, através desta plataforma de criação, repensam o ser e estar no mundo contemporâneo e suas implicações e responsabilidades políticas e artísticas.

Promove encontro e espaço seguro onde pessoas que se interessem por linguagens radicais e transdisciplinares podem se expressar conectando artistas lgbtqia+, imigrantes e pessoas que de alguma forma não se encaixam no processo político hegemônico.

……………

Histórico

Zona Limitrofe começou seu trabalho no Brasil, esses 2 artistas, Dally e Marcos, começaram a desenvolver suas pesquisas juntos em espaços de Residências de arte, dança e performance. Sempre com interesse em borrar as fronteiras das linguagens artisticas. Juntos procuravam criar ferramentas e desenvolver formas de criar, ensaiar e partilhar. Neste contexto sempre abriram seus processos através de ensaios abertos, oficinas e aulas para jovens.

Por um bom tempo, o estúdio se tornou um espaço de estudo e o fazer artístico um mediador através de habilidades, ferramentas e modos de fazer específicos de cada um. Todas as criações/ performances se interessam em se desdobrar em labs e workshops com metodologias que ambos percebem ao longo do processo criativo e ensaios, e que potencializam um desenvolvimento e partilha de conhecimentos e descobertas.

Mesmo quando fazemos performance estamos sempre pensando como podemos chegar mais próximo e nos conectar com a audiência, como podemos nos mover nesta direção e aproximar o encontro. E com isso pensamos em estratégias diversas que algumas vezes são props e dispositivos.

No ano de 2017 fizemos uma parceria com o Programa Educativo do MAM com uma proposta de uma mini residência + performance publica. Através de um open call convidamos 12 artistas, estudantes e trabalhadores dos setores artísticos interessados nas nossas pesquisas para estarmos juntos nesta proposta de um fim de semana.

|EN|

The ZL is configured as a space for thought, realization and cultural exchanges through artistic expressions and practices. Created in 2014 by artists and educators Dally Schwarz and Marcos Aganju, the platform in 2022 also becomes a non-profit Cultural Association based in Lisbon/PT.

Zona Limítrofe (ZL) is the gathering of activist artists who, since 2014, through this creation platform, rethink being in the contemporary world and its political and artistic implications and responsibilities.

It promotes meetings and a safe space where people who are interested in radical and transdisciplinary languages ​​can express themselves by connecting lgbtqia+ artists, immigrants and people who somehow do not fit into the hegemonic political process.

Publicidade